Regiões populosas de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

Regiões populosas de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes.

Introdução

Semelhantemente a região do extremo norte com potencial expansão imobiliária, mencionado em outra postagem temos outra região com grande concentração populacional. Só para ilustrar é uma região tendo 8 (oito) linhas de ônibus urbanas para dar conta da demanda de passageiros. Trata-se de uma das regiões, como toda a certeza, mais populosas da cidade de Sorocaba

A princípio aborda-se esta região da cidade através de 5 (cinco) seções que representam uma das zonas mais populosas da cidade.

Seção 1 – Parque da Formosa

Seção 2 – Parque das Laranjeiras

Seção 3Paineiras

Seção 4 – Parque Vitória Régia (Parte Norte)

Seção 5Parque Vitória Régia (Parte Sul)

Com a finalidade de informar sobre as linhas de ônibus predominantes nesta região populosa é feita esta divisão para melhor compreensão. Vale lembrar que são regiões acessadas pela Avenida Itavuvu (lado direito) e além disso são delimitadas pelo Rio Sorocaba.

Seção 1 – Regiões populosas de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes. Parque da Formosa

Primeiramente menciona-se sobre a região norte da cidade na parte leste dos corredores Avenida Itavuvu/Rua Atanázio Soares. Trata-se dos bairros entorno do Parque da Formosa com uma grande extensão territorial nesta região. Contudo temos vários bairros importantes como Parque das Laranjeiras, Jardim Guaíba e Jardim São Conrado.

Em primeiro lugar descreve-se a região do Parque Laranjeiras. Imediatamente identifica-se o bairro por ser dividido pela recém-duplicada Avenida Ulisses Guimarães. Seu principal logradouro é a Rua Michel Chicri Maluf (referência de localização: Prédio da Oficina do Saber). A saber que na região funciona a Unidade Básica de Saúde/Pronto Atendimento do Parque das Laranjeiras.

Coberrtura das linhas 24 28 42 57 1 300x197 - Regiões populosas de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

Em segundo lugar temos o Jardim Guaiba I e II delimitado pela Avenida Ulisses Guimarães e Parque da Formosa. Seus acessos são ou pelo Jardim Antônia Prado ou pela Rua Ary Annunciato (referência Loja HAVAN da Avenida Itavuvu).

Em terceiro lugar a região do Jardim São Conrado conhecido pelo binário Raymundo Frutuoso da Silva / Rubião de Almeida. Por fim não é dificil localizar um comércio local concentrado nestas duas ruas principais do São Conrado.

Dessa maneira é importante mencionar sobre o Parque da Formosa. Certamente é a maior referência de lazer para os moradores destas regiões da cidade. Se bem que sua extensão vem do antigo Shopping Plaza Itavuvu até a Avenida Ulisses Guimarães (quase na ponte do Rio Sorocaba).

Em seguida informa-se sobre as linhas urbanas que cobrem esta parte da região populosa da cidade de Sorocaba:

LINHAS PRINCIPAIS:

Linha 28 – Mineirão (Terminal Santo Antônio): Linha responsável pelo atendimento do Jardim São Conrado e realizando Ponto Final no Jardim Montevidéu.

Linha 42 – Laranjeiras (Terminal Santo Antônio): Linha responsável pelo Parque das Laranjeiras tendo dois atendimentos paralelamente. Realiza Ponto final alternados: ora no Jardim Casa Branca ora do Jardim São Camilo.

Linha 57 – Guaíba (Terminal Santo Antônio): Linha responsável pelo atendimento do Jardim Maria Antônia Prado, Guaíba I / II e realizando Ponto Final no Jardim Santo André.

LINHAS INTERBAIRROS:

Linha 302 Interbairros II – Itavuvu/Ipiranga

Linha 303 Interbairros III – Itavuvu/Éden

Ambas as linhas realizam ponto final no antigo Shopping Plaza Itavuvu (ao lado da Igreja Católica). Visto que são linhas que cobrem corredores importantes da cidade.

Linha 307 Interbairros VII – Nova Sorocaba/Unesp: Linha importante ligando a região do Paço Municipal até a região norte da cidade passando pela Avenida Ulisses Guimarães.

Conforme mencionado no paragrafo anterior a Avenida Ulisses Guimarães, além de importante corredor tem a função de referência. Na parte superior desta avenida temos o Parque das Laranjeiras a ser mencionado a seguir.

Seção 2 – Regiões populosas de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes. Parque das Laranjeiras

Acima de tudo destacamos outra região com inúmeras ofertas de serviços essenciais para população de Sorocaba e região. Primordialmente mencionamos sobre a região do Parque das Laranjeiras acessadas pelas Avenidas Itavuvu assim como Ulysses Guimarães. Apesar de ter uma linha de ônibus com dois atendimentos alternados, ou seja, São Camilo ou Casa Branca.

Setor Laranjeiras Casa Branca Santa Paula II 300x198 - Regiões populosas de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

De fato menciona-se sobre uma das maiores concentrações de serviços da região norte da cidade . Não apenas serviços privados como também serviços públicos são atendidos nesta região da cidade. Destaque para região de confluência das avenidas Itavuvu com Ulysses Guimarães e Edward Fru Fru Marciano da Silva:

Público: Casa do Cidadão Unidade Itavuvu e Área de Transferência da Itavuvu. Unidade do CAPS IJ Aquarela (Atendimento para transtornos mentais para público infantojuvenil)

Privado: Shopping Cidade Itavuvu, Unidade da Rede Habib´s, Loja Havan e Supermercados COOP e Barbosa

Por certo temos a avenida principal da região do Parque das Laranjeiras: Avenida Ulysses Guimarães. Acrescente-se que a sua revitalização e ponte sobre o Rio Sorocaba facilitou a ligação da região norte, tanto quanto zona industrial.

Em princípio temos duas regiões vizinhas ao Parque das Laranjeiras. Ao norte temos o Jardim Casa Branca e no lado esquerdo (oeste da Avenida Itavuvu) temos o Jardim São Camilo. Ambos os bairros têm atendimento alternado da linha principal do bairro: Linha 42 Laranjeiras.

Sobre a linha urbana predominante na região do Parque das Laranjeiras:

Linha 42 – Laranjeiras (Terminal Santo Antônio): Linha principal da região. A saber que depois que atende a Unidade da Oficina do Saber (Sentido Bairro) a linha ganha ramificação de atendimento:

JARDIM CASA BRANCA – Subindo a Rua Michel Chicri Maluf fica a cargo deste atendimento. Acesso o Jardim Casa Branca passando por trás do Supermercado Barbosa. Ponto final nas proximidades do bairro Jardim Santa Paula II.

SÃO CAMILO – Virando na Rua Manoel Peres (Lado esquerdo da Rua principal do bairro – Michel Chicri Maluf) cobre a baixada do Laranjeiras. Atravessa a Avenida Itavuvu para atendimento ora do Jardim Santa Cecília ora do Jardim São Camilo.

Próximo a Rua Michel Chicri Maluf temos acesso para região do Parque das Paineiras. Enquanto uma linha cobre dois atendimentos, temos duas linhas que dividem-se na cobertura de pelo menos 5 (cinco) bairros. Para mais detalhes serão apresentados à seguir.

Seção 3 – Regiões populosas de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes. Parque das Paineiras

Antes de mais nada menciona-se sobre um outro extremo da cidade de Sorocaba bem como de uma considerável concentração populacional. Trata-se da região do Parque das Paineiras, na zona norte do município. Uma vez que temos um aglomerado de bairros: Jardim Santa Marina I e II, Santa Lúcia e Santa Catarina I.

Seja como for a região acessada ora via Avenida Ataliba Pontes ora pelo Rua Nei Carlos Simi. Delimita-se a região facilmente devido a sua área verde entorno. Ao norte Parque Vitória Régia, ao Sul Parque das Laranjeiras, a Oeste Avenida Itavuvu e a Leste o Rio Sorocaba.

Sem dúvida destacamos os bairros que compõem essa região da cidade. Inicialmente começa pela região do Paineiras e Jardim Santa Marina I. Logo após a ampliação da Avenida Olinda Aires Paulete criou-se os bairros Jardim Santa Marina II e Santa Lúcia. Com o crescimento próspero da zona norte com novos empreendimentos imobiliários o Jardim Santa Catarina I também foi criado.

Setor Paineras Santa Marina 300x214 - Regiões populosas de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

Decerto menciona-se sobre a boa oferta de comércio nestas regiões. Não só concentram-se na Avenida Olinda Aires Paulete, mas também da Avenida Ataliba Pontes. A saber na região há uma opção de lazer/esporte no trecho de baixada da região, beirando o Rio Sorocaba. Trata-se de ciclovias que vão desde o Jardim Sorocaba Park até o final da Parque da Formosa.

Com o intuito de informar sobre as linhas de ônibus que operam na região, segue informações pertinentes:

LINHAS PRINCIPAIS:

Linha 46 – Paineiras (Terminal Santo Antônio): Não só é a linha principal do Parque Paineiras como também do Jardins Santa Marina II, Santa Lúcia e Santa Catarina I. Acrescentando-se que realiza ponto final próximo a Escola Estadual Professor Dionysio Vieira.

Linha 58/1 – Sorocaba Park / Santa Marina (Terminal Santo Antônio): Linha criada no começo de 2012 em virtude de atendimento mais focado no Jardim Santa Marina I. Além disso esta linha atende últimos bairros em expansão como Jardim Sorocaba Park e Jardim Santa Catarina II.

Em se tratando do bairro Jardim Sorocaba Park, o mesmo faz parte da região do Parque Vitória Régia. Posto que a região a ser abordada a seguir tem a parte norte e sul devido a sua extensão territorial.

Seção 4 – Regiões populosas de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes. Parque Vitória Régia (Parte Norte)

Inicialmente postamos uma das regiões com maior concentração populacional da cidade de Sorocaba junto com o Parque São Bento. Sobretudo trata-se da região do Parque Vitória Régia, Zona Norte do município. Desde já a região concentra inúmeros bairros no entorno da região porém enfatiza localidades acima da Unidade de Saúde Ulisses Guimarães.

Em síntese a região concentra inúmeros bairros conforme mapa oficial da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Destaque para Jardim Bom Sucesso, Alpes de Sorocaba, J.S. Carvalho, Imperatriz, Cardoso e Parque Vitória Régia 2 ao extremo leste.

Por outro lado informa-se que são 12 quilômetros de distância do centro (considerando do ponto final no Parque Vitória Régia 2). Lembrando que a via de acesso a região alterna ora pela Avenida Itavuvu ora pela Avenida General Motors.

Setor Vitória 2 e 3 Porteira Jd. Cardoso Jd. Imperatriz 300x198 - Regiões populosas de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

Ainda mais destacamos as duas ruas principais da região: Rua Josefa Rubio Bastida (descida) e Rua José Trugiliano. Neste binário concentram-se o comércio local como Supermercado Sato – referência dessa região, bem como outras opções de serviços. A Unidade de Saúde Ulisses Guimarães é referência para moradores e de distinção da parte sul do Parque Vitória Régia.

Com o intuito de informar segue linhas de ônibus predominantes na região:

Linhas principais:

Linha 58 – Vitória Régia (Terminal Santo Antônio): Linha principal da região responsável pelo atendimento alternado nos pontos finais. Seja no Vitória Régia 2 seja no Vitória Régia 3 as linhas passam no binário principal da região.

Linha 58/2 – Jardim Imperatriz / Alpes de Sorocaba (Terminal Santo Antônio): Linha responsável pelo extremo norte dessa região como Jardim Bom Sucesso, Alpes de Sorocaba e Jardim Imperatriz.

Linhas interbairros:

Linha 303 – Interbairros III – Itavuvu / Éden – Linha que liga o Éden a região do Parque Vitória Régia passando pela região industrial de Sorocaba. Acresce que trafega pela Rua José Martinez Peres (via de acesso secundária).

Em outras palavras foi dado informações da parte norte do Parque Vitória Régia. A seguir aborda-se a parte sul do Parque Vitória Régia.

Seção 5 – Regiões populosas de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes. Parque Vitória Régia (Parte Sul)

Dando sequência sobre o Parque Vitória Régia damos ênfase para parte sul da região. Rigorosamente falando esta região abordada vem crescendo assim como a parte norte e as linhas de ônibus acompanharam este desenvolvimento.

Embora ter concentração de inúmeros bairros, são poucos comparados com outros pontos da cidade de Sorocaba. Destaque para Jardim Sorocaba Park, Jardim Santa Catarina II e Parque Vitória Régia 3.

Naturalmente destacamos a avenida principal da região: Avenida Antônio Silva Paladino. Iinicia-se na Avenida Itavuvu e termina no Parque Vitória Régia 3, próximo ao Rio Sorocaba. Esta região possuí, por exemplo, ciclovias já mencionadas em outra postagem (Região do Parque das Paineiras).

Setor Vitória Régia 1 Sorocaba Park 300x197 - Regiões populosas de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

Logo, destacamos um grande ponto de referência para quem acessa a entrada do Parque Vitória Régia: A Caixa D´Agua. Ao lado desta referência temos a Unidade de Saúde do Parque Vitória Régia, a mais antiga da localidade. Por consequência da expansão habitacional da região houve a necessidade da construção de uma nova Unidade de Saúde. Vale lembrar que a Unidade Básica Ulisses Guimarães é referência de separação da região norte e sul do Parque Vitória Régia.

Enfim aborda-se sobre as linhas de ônibus que atendem esta região especifica do Parque Vitória Régia:

LINHAS PRINCIPAIS DA REGIÃO:

Linha 58 – Vitória Régia (Terminal Santo Antônio): Linha principal da região responsável pelo atendimento alternado nos pontos finais. Seja no Vitória Régia 2 seja no Vitória Régia 3 as linhas passam no binário principal da região.

Linha 58/1 – Sorocaba Park / Santa Marina I (Terminal Santo Antônio): Linha responsável pelo extremo sul dessa região como Jardim Santa Catarina II e Sorocaba Park.

LINHA INTERBAIRROS:

Linha 303 – Interbairros III – Itavuvu / Éden – Linha que liga o Éden a região do Parque Vitória Régia passando pela região industrial de Sorocaba. Além disso trafega pela Rua José Martinez Peres (via de acesso secundária).

Deste modo publicamos as pontuações finais sobre esta região da cidade de Sorocaba.

Considerações finais

Foram 5 (cinco) regiões abordadas concentradas na parte norte da cidade de Sorocaba e tendo a Avenida Itavuvu como via de acesso. Inegavelmente esta região da cidade responde pela maior concentração populacional de Sorocaba.

Sob o mesmo ponto de vista as linhas de ônibus que operam na região exercem um papel fundamental. Salvo a linha interbairros as demais linhas partem do Terminal Santo Antônio e respondem por grande parte da movimentação de passageiros.

Para mais informações sobre trajeto e horário basta acessar o link oficial da Autarquia que controla o transporte da cidade.

Regiões populosas de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes. Informe-se sobre uma das localidades com maior concentração populacional da cidade.

5 comentários em “Regiões populosas de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

  1. Pingback: Cidade de Sorocaba – Parque das Laranjeiras (Zona Norte)

  2. Pingback: Linha 57 – Guaíba (Vila Formosa) – Terminal Santo Antônio

  3. Pingback: Linha 42 – Laranjeiras – Atendimento São Camilo / Casa Branca

  4. Pingback: Linha 46 – Paineiras / Santa Marina 2 – Terminal Santo Antônio

  5. Pingback: Linha 58 – Vitória Régia (Ponto Final no 2 ou 3) – Terminal Santo Antônio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.