Região Leste de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

Região Leste de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes.

Introdução

Primeiramente trata-se de umas das 6 (seis) regiões da cidade de Sorocaba. Com o propósito de informar sobre as linhas que atendem a região é importante uma delimitação geográfica. De certo que a região leste tem como referência as avenidas São Paulo e Coronel Nogueira Padilha como norteadores. Antes de mais nada as linhas urbanas que cobrem esta região da cidade partem do Terminal São Paulo.

Em suma aborda-se através de capítulos 6 (seis) regiões que representam a região leste da cidade e seus limites:

Região 1 – Bairro dos Morros

Região 2 – Colonia Espanhola (Vila Barcelona/Parada do Alto)

Região 3Condomínios Alto da Boa Vista

Região 4 – Região da Árvore Grande

Região 5 – Altos da Avenida São Paulo (Granja Olga I e II)

Região 6 – Brigadeiro Tobias

De fato nestas regiões temos inúmeros pontos de interesse públicos/privados e linhas de ônibus que realizam cobertura/atendimentos.

01) Região Leste de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes. Bairro dos Morros.

Certamente trata-se de um extremo leste da cidade de Sorocaba. Acima de tudo a região acessa-se ora pela Rodovia Raposo Tavares ora pela Avenida Nogueira Padilha. Além disso a região faz divisa com o município vizinho – Votorantim.

Em seguida destacamos os pontos de interesse desta região da cidade:

SPA MED CAMPUS: Considerado, conforme site oficial, o maior e mais completo Spa de emagrecimento do mundo. Uma vez que a cidade de Sorocaba é conhecida pela oferta de SPA no estado de São Paulo. Localizado na Estrada José Celeste (continuação da Avenida Nogueira Padilha).

Linha que atende a localidade: Linha 10 – SENAC

PEDREIRA SÃO DOMINGOS: Mantida pela empresa JÚLIO & JÚLIO. Por fim daqui sai agregados de granito que é material prima para construção de avenida e estradas.

Linhas que atendem a localidade: Linhas 10 – SENAC e Linha 78 – Sabiá

BAIRROS DOS MORROS: Por certo é dos bairros extremos da cidade de Sorocaba. Seu acesso é por ruas estreitas, característico desta região e com aclives. Possui uma escola estadual e um de ensino infantil.

Linha que atende a localidade:

Linha 04 – Colorau (Atendimento Gualberto Moreira) entra no bairro.

Próximo a entrada do bairro:

Linha 10 – SENAC – Ambos os sentidos

Linha 78 – Sabiá e 78/1 João Romão – Sentido Terminal

Linha 37 -Gutierres Só acesse esta linha desde que seja atendimento da EMPRESA PLUMA ou CAPUTERA.

Linha 49 – Astúrias – Em virtude de ter dois atendimentos atente-se a usar VIA RAPOSO TAVARES.

Em resumo são linhas que dão suporte uma a outra, tendo ponto final em regiões distintas. Logo após mencionar sobre esta região destaque para região tradicional da cidade, onde concentram-se famílias de descendência espanhola.

Setor Bairro Gualberto Moreira 1 300x205 - Região Leste de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

02) Região Leste de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes. Vila Barcelona/Parada do Alto.

Sobretudo mencionamos sobre um bairro conhecido como “colônia espanhola da cidade de Sorocaba”. Trata-se da região da Vila Barcelona, bem como do bairro vizinho Parada do Alto. Dessa forma não há como identificar o bairro sem mencionar as ruas com nome de países latino-americanos.

Em primeiro lugar o acesso à região é feito: seja via expressa – Marginais da Rodovia Raposo Tavares (SP 270); seja via urbana – Rua Doutor Campos Sales / Rua Cervantes. Destacamos três vias importantes desta região: Rua Venezuela, Rua Chile e Avenida Paraguaí. Estas vias do bairro são de referência para chegar em outras ruas paralelas das proximidades.

Em segundo lugar destacamos uma linha de trem que separa a região do Barcelona/Parada do Alto de outros bairros vizinhos. A saber que a região possui equipamentos públicos como creche, escolas municipais/estadual, uma ETEC e Unidade Básica de Saúde.

Em terceiro lugar menciona-se sobre os serviços oferecidos: Um grande supermercado – Santo Supermercados – na entrada do Bairro Barcelona. Praças aconchegantes com presença de moradores de idade.

Setor Barcelona Parada do Alto 300x197 - Região Leste de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

Ao passo que é importante mencionar sobre as linhas que cobrem a região:

LINHAS PRINCIPAIS DO BAIRRO:

Linha 06 – Barcelona: Linha principal da região utilizando a Avenida Paraguai.

Linha 10 – SENAC: Linha realiza ponto final próximo ao Santo Supermercados. Cobre Ruas Chile e Venezuela e certamente serve como opção dos usuários para acessar serviços na Avenida Nogueira Padilha.

Linha 43 – Parada do Alto: Linha que percorre a beira da linha do trem e Rua Doutor Campos Salles.

LINHAS AUXILIADORAS:

Linhas que passam em algumas ruas principais da região, ou seja, servem como alternativa em relação as linhas principais:

Linha 49: Astúrias via Raposo Tavares: Todavia tomar cuidado no Terminal não confundir com via Avenida São Paulo que utiliza outra rota.

Linha 64/1: Paço/Washington Luís: Linha atende a região do Paço Municipal com um horário de ida e volta durante os dias úteis.

Linha 78: Sabiá: Ora atendimento normal, ora vindo como 78/1 João Romão ambos atendem servem a região.

LINHAS INTERBAIRROS:

Linha 305 – Interbairros V: Brigadeiro Tobias – Campolim: Linha importante para ligação de dois bairros extremos da cidade de Sorocaba passando pela região do Barcelona/Parada do Alto.

Em síntese temos inúmeros tipos de linhas que realizam cobertura desta região leste da cidade de Sorocaba. Em contraste com esta região, temos uma região repleta de condomínios fechados, à ser mencionado a seguir.

03) Região Leste de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes. Condomínios Alto da Boa Vista

Em principio menciona-se sobre a região leste com inúmeros condomínios fechados de alto padrão. Trata-se dos Condomínios Granja Olga III, Saint Claire e Vila Olympia e Inglesa . Surpreendentemente é uma região alta da cidade acessada pela Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e 3 de março.

Afinal é uma região com alto poder aquisitivo. Da mesma forma de outros condomínios tem característica afastada do centro de Sorocaba. Muitas linhas de ônibus ofertadas, principalmente na hora de pico, são para trabalhadores que precisam acessar estes condomínios.

Por outro lado uma linha de trem separa o Granja Olga III do Granja Olga I e II. O acesso para Granja Olga III se dá pela RUA PAULO VARCHAVTCHIN. Apesar de serem próximos o acesso ao Granja Olga I e II que se dá pela Avenida São Paulo.

Setor Condominios da Região da 3 de Março 300x200 - Região Leste de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

Só para ilustrar temos um importante espaço público de lazer na região: Parque Natural Chico Mendes. Dessa maneira é importante mencionar outros pontos de interesse deste ponto da cidade:

1 – Campus da UNESP

2 – Sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de Sorocaba

3 – Batalhão da Polícia Ambiental.

Do mesmo modo menciona-se as linhas de ônibus que atendem este ponto específico da região leste de Sorocaba:

LINHAS PRINCIPAIS:

Linha 07 – Industrial / Vila Rica: Linha que atende mais os condomínios da região realizando Ponto Final do Parque Chico Mendes.

LINHAS AUXILIADORAS:

Linha 33 – Mato Dentro: Linha que dá suporte a Linha 07 porém trafega mais na Avenida 3 de Março não entrando nas avenidas paralelas.

Linha 34 – Aparecidinha via Terra: Linha que dá suporte a Linha 07 contudo entrando apenas Estrada da Serrinha (Rua Francisco Roldão Sanches).

LINHAS INTERBAIRROS:

Linha 307 Interbairros VII – Nova Sorocaba/Unesp: Linha importante ligando a região leste até a região norte da cidade passando por importantes corredores.

Em vista disso publicamos as linhas que atendem esta região da cidade de Sorocaba. Mediante o exposto é importante consultar site oficial para consulta de horários e trajetos.

Nesse sentido vale recapitular que foram mencionados até aqui: Bairro dos Morros, Barcelona/Parada do Alto e Condomínios do Alto da Boa Vista. Posteriormente temos outra região bastante conhecida na cidade de Sorocaba: Região da Árvore Grande.

04) Região Leste de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes. Região da Árvore Grande

Sem dúvida destacamos uma região marcada por um símbolo que atravessou gerações de famílias e serve como referência. Primordialmente são localidades acessadas ora pela Avenida Dom Aguirre ora pela Avenida São Paulo. Menciona-se sobre a região da Árvore Grande, ao lado da igreja de Santo Antônio e do Hipermercado COOP.

A princípio menciona-se sobre a Árvore Grande que deu nome a região abordada. Uma espécie de paineira por muitos anos era símbolo de quem passava na avenida São Paulo sentido centro-bairro. Com toda a certeza está árvore, que infelizmente não existe mais, vive nas memórias de seus moradores da redondeza.

Logo depois temos próximo do antigo símbolo da região temos a Igreja São Antônio. Já que no dia 13 de Junho, é o dia mais movimentado da paróquia, sem contar a tradição procissão de Aparecidinha. Assim também não só a fama de Santo casamenteiro, muitos fiéis aguardam o bolo de Santo Antônio símbolo de fartura.

Ainda mais temos o complexo comercial do Hipermercado COOP nas esquinas da rua Padre Madureira com Rua João Ferreira da Silva. Como se não bastasse tem localização bem estratégica para quem vem/vai para Avenida Dom Aguirre.

Setor COOP Árvore Grande 300x258 - Região Leste de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

Seja como for existem inúmeras linhas de ônibus que atendem esta parte da zona leste de Sorocaba:

LINHA PRINCIPAL DA REGIÃO:

Linha 37 – Gutierres: Linha que cobre mais a região do Jardim Cruzeiro do Sul

LINHAS AUXILIADORAS:

Opção 1 – Passam na Avenida São Paulo :

Linha 29 – Hollingsworth

Linha 30 – Brigadeiro Tobias

Linha 31 – Cajuru

Linha 32 – Vila Haro (Entra/Sai por trás da igreja Santo Antônio)

Linha 41 – Gonçalves

Linha 49 – Astúrias (No entanto utilize a linha via Avenida São Paulo)

Linha 52 – Cidade Universitária

Linha 72 – Bairros dos Carvalhos

Linha 75 – Campininha

Opção 2 – Passam no COOP:

Linha 07 – Industrial / Vila Rica

Linha 33 – Mato Dentro

Linha 34 – Aparecidinha via terra

Linha 53 – Éden

Linha 56 – Iguatemi

Linha 306 – Interbairros VI – AT Nogueira Padillha/P.A Zona Norte

Inegavelmente a região possuí uma excelente oferta de linhas urbanas. A proximidade do centro ajuda bastante nesta região da cidade. Em virtude de grandes avenidas passarem na região justifica esta quantidade de linhas operantes.

De maneira idêntica existe uma região leste de Sorocaba com condomínios fechados entretanto localizado nos altos da Avenida São Paulo.

05) Região Leste de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes. Altos da Avenida São Paulo (Granja Olga I e II)

Destacamos uma região remota do extremo leste da cidade de Sorocaba. Não apenas acessada pela Avenida São Paulo, como também pela saída 92 da Rodovia Raposo Tavares. Principalmente é região conhecida pelo Condomínio fechado Granja Olga e das churrascarias no final da Avenida São Paulo.

Menciona-se a região do Condomínio Granja Olga I e II. Lembrando que o Condomínio possui 2 (duas) portarias na qual uma já foi mencionado anteriormente. Esta região do município é de característica acentuada, isto é, é um bairro bem alto da cidade. A duplicação da principal avenida da região é uma conquista na administração municipal 2002-2004 do antigo prefeito Renato Amaury.

Contudo temos uma região prospera com diversos serviços aos moradores / frequentadores da região. Se bem que a região é conhecida pelas: Churrascaria OK e Boi Branco acessados pela pista bairro da Avenida São Paulo. No sentido Centro da Avenida São Paulo acessa-se o Shopping Granja Olga com opções de restaurantes, lanchonete, padaria, cabeleireiro, etc.

Nesse meio tempo temos no final da Avenida São Paulo acessa-se o Campus Raposo da UNISO (Universidade de Sorocaba). Este campus é um dos maiores tratando de instituições de ensino superior particular entretanto o acesso dele é afastado da cidade.

Setor Uniso Cidade Universitária e Últimos Bairros da Avenida S 300x199 - Região Leste de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

Só para exemplificar relaciona as linhas que atendem esta região específica da cidade:

Linha 30 – Brigadeiro Tobias: Linha que percorre toda extensão da Avenida São Paulo.

Linha 49 – Astúrias: Linha que reforça a região entretanto ao embarcar no Terminal atentar-se se é via Avenida São Paulo. Uma vez que acessado o via Raposo Tavares esta linha vai passar na entrada do Campus da UNISO.

Linha 52 – Cidade Universitária: Linha importante que entra no Campus Raposo da UNISO. Ainda que as Linhas 30 e 49, em poucos horários entram no Campus, esta linha é a melhor opção.

Linha 305 – Interbairros V – Brigadeiro / Campolim: Ligação importante da região leste com a sul da cidade. Passa em importantes bairros da Zona Leste como Vila Haro, Vila Hortência e Vila Barcelona.

06) Região Leste de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes – Brigadeiro Tobias

Antes de tudo menciona-se de um dos bairros mais afastados da cidade do município, distante 11 quilômetros do centro de Sorocaba. Ainda que o bairro de Brigadeiro Tobias tem características de distrito. Esta região tem muitos fatos para serem relatados, bem como desenvolvimento da localidade.

Ao propósito a região ganhou ares de tranquilidade graças a construção do contorno da Rodovia Raposo Tavares. A princípio a rodovia Raposo Tavares passava no meio do bairro de Brigadeiro Tobias. De acordo com a concessionária responsável pela rodovia:

Atualmente a via principal de Brigadeiro Tobias – Avenida Bandeirantes – concentram-se inúmeros serviços essenciais a população da região. Destaque para Banco, Casa Lotérica, Supermercado, Unidade da Casa do Cidadão da Prefeitura e Área de Transferência (Transporte Urbano).

Ao mesmo tempo destacamos os bairros em torno de Brigadeiro Tobias. Temos a Vila Astúrias, acesso pela Rua Mathias de Albuquerque e Jardim Conceição. Se bem que temos os bairros rurais de Inhaiba/Genebra a leste da região assim como a Vila Tupã a oeste da região.

Setor Brigadeiro Tobias 1 300x198 - Região Leste de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

Com o intuito de informar sobre as linhas que realizam a cobertura desta região da cidade:

LINHAS PRINCIPAIS:

Linha 30 – Brigadeiro Tobias: Linha principal da região com ponto final na Jardim Conceição e alternando também na Estrada Santa Maria.

Linha 49 – Astúrias: Linha que atende a região assim como a Linha 30 e alterna trajetos: Ora pela Avenida São Paulo, ora pela Rodovia Raposo Tavares.

LINHAS LOCAIS:

Linha 300 – Genebra/Inhaiba: Linha local alterna nos atendimentos dos bairros rurais de Brigadeiro Tobias até a Área de Transferência de Brigadeiro Tobias.

Linha 320 – Tupã: Do mesmo modo que a linha 300 a mesma cobre bairro a beira da rodovia Doutor Celso Charuri.

LINHAS AUXILIADORAS:

Linha 37 – Gutierres: Extensão dos atendimentos do bairro CAPUTERA.

LINHA INTERBAIRROS:

Linha 304 – Interbairros IV – Brigadeiro / Éden: Linha que liga a região do Éden com extremo da Zona Leste (Brigadeiro Tobias).

Linha 305 – Interbairros V – Brigadeiro / Campolim: Linha atende a região do Campolim. Trajeto passa pela região leste da cidade como Vila Haro, Hortência e Barcelona.

Assim que menciona-se sobre a última das 6 (seis) regiões da zona leste finalizamos com as pontuações finais.

Considerações finais:

Não só mencionou sobre as regiões mais importantes da região leste de Sorocaba, como também as linhas de ônibus. Em outras palavras destacamos as peculiaridades de cada região, acompanhadas pelo atendimento de várias linhas de ônibus.

No momento em que termina a Avenida Coronel Nogueira Padilha no Bairro dos Morros é um extremo como Brigadeiro Tobias. Em contrapartida a Colonia Espanhola tem linhas exclusivas para seu atendimento. Regiões de condomínios como da região do Alto da Boa Vista são atendidos tanto quanto do Alto da Avenida São Paulo. Ainda assim a região da Árvore Grande é uma das que possui maior oferta de linhas de ônibus da cidade.

Para consulta de linhas de ônibus basta acessar página oficial da autarquia que administra o transporte urbano de Sorocaba.