Regiões em expansão de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

Regiões em expansão de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes.

Introdução

Logo que entra na cidade de Sorocaba, pela unidade da Toyota acessa-se a Avenida Itavuvu. Logo depois de passar pelo Rio Sorocaba temos bairros extremos da Zona Norte e ao mesmo tempo com grande expansão imobiliária. Anteriormente eram bairros isolados com pouquíssima estrutura contrastando com os dias atuais com boa oferta de linhas de ônibus urbanas.

Em resumo aborda-se através de seções 4 (quatro) regiões que representam o extremo norte da cidade de Sorocaba:

Seção 1 – Jardim Santa Esmeralda

Seção 2 – Conjunto Habitacional Herbert de Souza

Seção 3Habiteto

Seção 4 – Bairro Itavuvu

Vale ressaltar que são regiões com forte expansão territorial em relação a outras como do Parque Vitória Régia, por exemplo.

Seção 1 – Regiões em expansão de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes. Jardim Santa Esmeralda.

Primordialmente menciona-se sobre um outro extremo da cidade de Sorocaba bem como de uma considerável crescimento habitacional. Em príncipio trata-se da região do Jardim Santa Esmeralda. Não só temos este bairro como também outras regiões que cresceram consideravelmente: Jardim Paulista e Jardim Portal do Itavuvu.

Em primeiro lugar descreve-se uma região acessada ora via Rua Maria Luíza Gonçalves ora pela Fábrica de sorvetes Skimel. Uma grande área verde separa os bairros: Jardim Santa Esmeralda, Jardim Paulista e Portal do Itavuvu. A saber que este “cinturão verde” separa até regiões, inclusive como do Parque das Paineiras.

Setor Santa Esmeralda Herbert de Souza 300x191 - Regiões em expansão de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes
Cidade de Sorocaba – Jardim Santa Esmeralda (Zona Norte)

Em segundo lugar destacamos o Jardim Paulista, delimitado pela avenida Itavuvu e Jardim São Camilo. Além disso o Jardim Portal do Itavuvu com forte crescimento habitacional fazendo divisa com o Jardim São Guilherme. Visto que existe um crescimento populacional comprovadas através de imagens de satélite.

Jardim Santa Esmeralda 300x156 - Regiões em expansão de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

Em terceiro lugar menciona-se sobre a referência comercial da região. Não só trata-se de um ponto de referência mas também a fábrica de sorvetes SKIMEL é o destaque desta região.

Por outro lado informa-se sobre as linhas que cobrem esta região do Jardim Santa Esmeralda:

Linhas principais:

Linha 39/1 – Santa Esmeralda (Terminal Santo Antônio): Com toda certeza esta linha importante para atendimento desta região da cidade. Linha criada em 22/03/2009 para atendimento exclusivo da região. Linha desmembrada da Linha 39 – Aldeia dos Laranjais. Dessa maneira realiza ponto final nas proximidades do Jardim Herbert de Souza.

Linhas complementares:

Linha 58 – Vitória Régia (Terminal Santo Antônio): Eventualmente esta linha entra na região. É disponibilizado apenas 1 horário durante a semana no sentido CENTRO. De fato esta linha complementar em demais horários acessa-se pela Avenida Itavuvu.

Ao mencionar sobre o ponto final da Linha 39/1 Santa Esmeralda mencionou-se sobre o ponto final desta linha. Trate-se do Jardim Herbert de Souza que ao propósito é vizinho a região do Jardim Santa Esmeralda.

Seção 2 – Regiões em expansão de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes. Conjunto Habitacional Herbert de Souza

A principio menciona-se sobre a região norte com padrão de aglomerado urbano de característica popular. Trata-se do Conjunto Habitacional Herbert de Souza. Antes de mais nada é uma região cujo acesso de referência é a rotatória do Parque Vitória Régia.

Afinal descreve-se como uma região afastada da cidade de Sorocaba. Ainda mais em tempos remotos era o penúltimo bairro do extremo norte da cidade, perdendo apenas para o Bairro Itavuvu.

Decerto delimita-se o bairro pelas Avenidas Itavuvu (Oeste) e Avenida Antônio Silva Saladino (Sul). De acordo com mapa oficial são 15 ruas que compõem o Conjunto Habitacional Herbert de Souza.

Só para ilustrar temos na região uma Escola Municipal e um espaço ligado a ele: Oficina do Saber. Por outro lado é uma região em expansão imobiliária, principalmente encostando com a Unidade de Saúde do Vitória Régia.

Informa-se sobre as linhas que cobrem a região do Herbert de Souza:

Linhas principais:

Linha 58/2 – Imperatriz/Alpes de Sorocaba (Terminal Santo Antônio): Certamente é a linha que atende mais o bairro em ambos os sentidos.

Linhas auxiliadoras:

Linha 25 – Itavuvu (Terminal Santo Antônio): Similarmente a Linha 39 a mesma passa na Avenida Itavuvu e serve como opção aos moradores.

Linha 39 – Aldeia dos Laranjais (Terminal Santo Antônio): Linha passa na Avenida Itavuvu e serve como alternativa aos moradores.

Linha 58 – Vitória Régia (Terminal Santo Antônio): Linha que dá suporte a Linha 58/2 mas cobrindo no sentido Centro.

Linhas interbairros:

Linha 303 Interbairros III – Itavuvu/Éden: Linha importante ligando a região norte até região industrial (Éden). Entra no bairro no sentido ITAVUVU.

Em virtude de publicações desta região da cidade de Sorocaba segue pela avenida Itavuvu com o objetivo de abordagens de outras localidades. Nesse sentido aborda-se a região do Conjunto Habitacional Ana Paula Eleotério, popularmente conhecido como Habiteto.

Seção 3 – Regiões em expansão de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes. Habiteto

Acima de tudo mencionamos sobre uma das regiões carentes da região norte da cidade de Sorocaba. Trata-se do Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério, popular Habiteto. Por fim temos uma linha exclusiva para o bairro, entretanto o ponto final é no bairro Itavuvu.

Por certo a região são 4 bairros aglomerados conforme mapa oficial da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Contudo a Avenida Chico Xavier é o divisor de dois bairros: Lado abaixo Habiteto e Lado acima Renascer. Convém ponderar que do outro lado da Avenida Itavuvu temos dois bairros novos: Jardim Santa Madre Paulina e Eucaliptos.

Setor HABITETO Sorocaba H Sta Madre Paulina Eucaliptos 300x197 - Regiões em expansão de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

Antes de tudo destacamos importantes equipamentos públicos. Da parte de Instituições de ensino: Escola Estadual Professora Wanda Costa Daher, duas escolas infantis (CEI 87 e 96) e duas escolas municipais. Registre-se ainda que existe uma Unidade de Saúde da Família do Habiteto. Visto que os equipamentos públicos localizam-se no decorrer da Avenida Francisco Xavier e adjacências.

Enfim mencionamos sobre as linhas que cobrem a região do Habiteto:

LINHA PRINCIPAL DO BAIRRO:

Linha 25 – Itavuvu (Terminal Santo Antônio): Sem dúvida é a linha principal desta região da cidade. A saber que a linha realiza ponto final no bairro Itavuvu.

LINHAS AUXILIADORAS:

Linha 39 – Aldeia dos Laranjais (Terminal Santo Antônio): Vale lembrar que a linha passa na Avenida Itavuvu, ou seja, não entra nos bairros da região. Para moradores das proximidades da Avenida é uma boa opção, principalmente na hora de pico, durante a semana.

Assim que as duas linhas mencionadas passam/atendem na região do Habiteto, as mesmas partem rumo ao bairro do Itavuvu. Trate-se de um bairro importante para história de Sorocaba, a ser mencionado a seguir.

Seção 4 – Regiões em expansão de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes. Bairro Itavuvu

Inegavelmente não tem como mencionar sobre a história de Sorocaba sem mencionar sobre este importante bairro. Trata-se da região do Bairro Itavuvu, na zona norte do município. Apesar de ser um bairro afastado da cidade no final da Avenida Itavuvu, antes da ponte sobre o Rio Sorocaba.

Sobretudo descreve-se uma região acessada pela Avenida Itavuvu ou vindo pela região do Habiteto ou pela Fábrica da Toyota. É bem verdade que a região teve uma significativa melhora posteriormente ao asfaltamento da Avenida Itavuvu.

Setor Bairro Itavuvu 300x272 - Regiões em expansão de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

Surpreendentemente o bairro possui apenas 3 ruas que começam nas proximidades da Escola do bairro. Neste momento vale lembrar que são as ruas: Francelino de Abreu, Luiz de Abreu e Paschoal Tigani.

O seu maior destaque é devido a importância do bairro para história da cidade de Sorocaba. Não só fica o marco histórico da fundação da cidade – Pelourinho bem como antigo ponto final da linha 25 – Itavuvu. A saber as comemorações do aniversário da cidade de Sorocaba, realizadas em 15 de Agosto, sempre são realizadas nesse espaço.

Com a finalidade de informar sobre as linhas de ônibus que operam na região:

Linhas principais:

Linha 25 – Itavuvu (Terminal Santo Antônio): A linha realizava ponto final no ponto histórico da cidade – Pelourinho. Atualmente realiza no Parque Tecnológico.

Linha 39 – Aldeia dos Laranjais (Terminal Santo Antônio): Vale lembrar que a linha passa na Avenida Itavuvu e segue até divisa com Porto Feliz.

No momento em que foram mencionados 4 regiões do extremo norte da cidade de Sorocaba parte para as pontuações finais.

Considerações finais:

Em conclusão temos 4 regiões do extremo norte da cidade, composto por bairros residenciais bem como conjuntos habitacionais. Desse modo cabe recapitular que bairros da região do Jardim Santa Esmeralda e Herbert de Souza estão em recente expansão imobiliária.

Em contrapartida temos regiões remotas como o bairro Itavuvu com sua importância histórica para Sorocaba. Conjunto Habitacionais como o Habiteto tendo inúmeros equipamentos públicos para serviço dos moradores.

Por causa de serem regiões remotas são ofertadas no mínimo 4 (quatro) linhas de ônibus para atendimentos dos passageiros. Para mais informações sobre horários e itinerários acesse o link da autarquia responsável pelo transporte da cidade.

Região em expansão de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes. Informações sobre 4 (quatro) regiões em pleno crescimento na cidade de Sorocaba.

 

3 comentários em “Regiões em expansão de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

  1. Pingback: Linha 25 – Itavuvu (via Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério)

  2. Pingback: Linha 39 – Aldeia dos Laranjais (Via Parque Tecnológico)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.