Cidade de Sorocaba – Linhas Interbairros

Cidade de Sorocaba – Linhas Urbanas Interbairros

Inicialmente menciona-se sobre as linhas do transporte urbano da cidade de Sorocaba que desafogou consideravelmente os terminais centrais da cidade. A priori descreve-se sobre as 8 linhas interbairros que atendem a maioria das regiões de Sorocaba sem passar no centro. Desde já são 7 linhas operadas pela STU (Sorocaba Transportes Urbanos), bem como 1 operada pela Consórcio Sorocaba.

Em primeiro lugar a linha interbairros começou a operar em 14 de Junho de 2008. A princípio foi criado a ligação da recém inaugurada Área de Transferência do Ipiranga com o Campolim: Interbairros I. Segundo a autarquia municipal:

Linhas interbairros

O presidente da Urbes também esclareceu que serão criadas linhas que circularão pelos principais bairros da cidade e interligarão as áreas de transferência sem passar pela região central. “Essas novas linhas possibilitarão a economia de tempo e também novas alternativas aos usuários do transporte coletivo.

Propaganda das Areas de Transferencias - Cidade de Sorocaba – Linhas Interbairros

Em segundo lugar destacamos a importância das linhas interbairros para mobilidade dentro da cidade de Sorocaba. A reprodução do folheto acima certamente é um marco para mobilidade do município. A saber que moradores dos extremos das cidades tem essa opção de trajeto sem a necessidade de ir até o Centro.

Ao mesmo tempo menciona-se sobre as linhas que cobrem a Cidade de Sorocaba – Linhas urbanas interbairros:

Folheto de Divulgacao Frente - Cidade de Sorocaba – Linhas Interbairros

Linha 301: Interbairros I – Ipiranga-Campolim

Concessionária Sorocaba Transporte Urbanos (STU)

Principal característica: Linha, com toda certeza, importante que liga a Zona Oeste à Zona Sul. Esta linha coincidentemente inaugurou uma das área de transferências implantadas na época.

Corredores principais: Avenida Santa Cruz, corredores Américo de Carvalho e Washington Luiz e Antonio Carlos Comitre.

Bairros atendidos: Ipiranga, Parque Manchester, Jardim São Marcos, Jardim Vera Cruz, Jardim Europa, Jardim América e Campolim (até a divisa com Votorantim).

Pontos de interesse: Shopping Iguatemi e Secretaria da Fazenda – Delegacia Regional de Sorocaba

AT Ipiranga - Cidade de Sorocaba – Linhas Interbairros

Linha 302: Interbairros II – Ipiranga – Ipanema/Itavuvu

Concessionária Sorocaba Transporte Urbanos (STU)

Principal característica: Sem dúvida, é a alternativa para quem desloca entre as Zonas Oeste e Norte da cidade de Sorocaba. Certamente seu diferencial é atendimento da Vila Helena que concentram inúmeros bairros nesta região da cidade.

Corredores principais: Avenida Elias Maluf, Paulo Emanoel de Almeida, Adão Pereira de Camargo e Ipanema e Ruas Belo Horizonte/Joaquim Gregório de Oliveira.

Bairros atendidos: Wanel Ville, Nova Esperança (baixada), Vila Helena, Jardim Novo Horizonte e Maria Eugênia.

Pontos de interesse: Terminal / Casa do Cidadão da Avenida Ipanema e integração com a Estação de Integração do Jardim Maria Antônia Prado. Uma vez que o CORREDOR Itavuvu foi implantado na região.

Linha 303: Interbairros III – Itavuvu/Éden

Concessionária Sorocaba Transporte Urbanos (STU)

Principal característica: A priori a Linha criada com o fim de atendimentos de importantes empresas da Zona Industrial de Sorocaba. Atualmente, mais exatamente em 30 de Agosto de 2020 foi transferido o seu ponto final para o Termina Vitória Régia.

Corredores principais: Rua Antonio Silva Saladino e José Martinez Peres, Avenida General Motors, Avenida Victor Andrews, Independência e Fernando Stecca.

Bairros atendidos: Parque Vitória Régia. Ora passa no Éden na ida, ora na portaria II do Condomínio Ibiti do Paço no trajeto de volta.

Pontos de interesse: GM, Premodisa, Grupo INA-LUK, UNIP ,YKK 

AT Eden - Cidade de Sorocaba – Linhas Interbairros

Linha 304: Interbairros IV – Éden/Brigadeiro

Concessionária Sorocaba Transporte Urbanos (STU)

Principal característica: – Em síntese é uma Linha semi-rural que liga a localidade do extremo da zona norte com a localidade do extremo da zona leste

Corredores principais: Avenida Conde Zeppelin, Jerome Case e 3 de março. Estrada Doutor Leonidas do Amaral e do Vinte e Cinco. Uma vez que em condições de chuvas intensas a linha poderá ser alterada em seu trajeto.

Bairros atendidos: Aparecidinha, Bairro do 25 e Astúrias

Pontos de interesse: Passa pela região de fábricas importantes como ZF do Brasil e TECSIS.

Linha 305: Interbairros V – Brigadeiro/Campolim

Concessionária Sorocaba Transporte Urbanos (STU)

Principal característica: Em resumo esta linha liga o extremo da Zona Leste com a Zona Sul. Na reprodução abaixo temos a propaganda da Área de Transferência de Brigadeiro Tobias. Não só moradores de Brigadeiro Tobias foram beneficiados como também de bairros por onde a linha passa.

Corredores principais: Avenida São Paulo, Rua Chile e Venezuela e Rodovia Raposo Tavares. Apesar de atender a região leste, lembramos que a linha entra e sai na região do Jardim Gonçalves.

Bairros atendidos: Vila Haro, Hortência e Barcelona

Pontos de interesse: Parque Municipal Zoológico Quinzinho de Barros.

AT Brigadeiro Tobias - Cidade de Sorocaba – Linhas Interbairros

Linha 306: Interbairros VI – AT Nogueira Padilha / R. Laurindo de Brito

Concessionária Sorocaba Transporte Urbanos (STU)

Principal característica: A saber esta linha liga a região norte com a região leste da cidade. Surpreendemente passa próximo ao Terminal São Paulo.

Corredores principais: Avenidas Ipanema, J.J. Lacerda e Senador Roberto Simonsen, São Paulo e Nogueira Padilha.

Bairros atendidos: Vila Carol, Vila Santana e Santa Rosália.

Pontos de interesse: Pronto Atendimento da Zona Norte, Policlínica, SAAE e Santa Casa. De fato realiza ponto final na Área de Transferência da Nogueira Padilha, próximo ao Zoológico Quinzinho de Barros.

Linha 307: Interbairros VII – Nova Sorocaba / UNESP

Concessionária Consórcio Sorocaba

Principal característica: Embora tenha características parecidas com a Linha 303, ela liga um outro extremo da região norte até região do Altos da Boa Vista. Se bem que é uma alternativa dupla de linhas para o passageiro, dependendo da região da Avenida Independência em que esta localizado.

Corredores principais: Avenidas Ipanema, Alameda do Horto, Avenida Ulisses Guimarães, Tadao Yoshida, Comendador Camilo Júlio, Fernando Stecca, Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes.

Bairros atendidos: Região do Horto, São Guilherme, Parque das Laranjeiras, Portaria I do Condomínio Ibiti, Jardim 2 Corações.

Pontos de interesse: Shopping Cidade Sorocaba, Prefeitura Municipal de Sorocaba, Fórum e UNESP. Visto que a linha realiza conexão com o Corredor Itavuvu na Estação de Integração Itavuvu.

Linha 308: Interbairros VIII – Ana Maria / Campolim

Concessionária Sorocaba Transporte Urbanos (STU)

Principal característica: A princípio criada em 2018 esta linha liga a região da UFSCAR ao Campolim. 

Corredores principais: Não só utilizando a Rodovia João Leme dos Santos mas também as Avenidas Adolpho Massaglia e Gisele Constantino

Bairros atendidos: Condomínio Ana Maria e Campolim

Pontos de interesse: Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, Shopping Iguatemi Esplanada e Secretaria da Fazenda – Delegacia Regional de Sorocaba

Deste modo publicamos as linhas que atendem esta região da cidade de Sorocaba. Portanto é importante consultar site oficial para consulta de horários e trajetos.

Cidade de Sorocaba – Linhas Interbairros. Informações sobre linhas que cobrem esta região da cidade de Sorocaba.

Folheto de Divulgacao Verso - Cidade de Sorocaba – Linhas Interbairros

4 comentários em “Cidade de Sorocaba – Linhas Interbairros

  1. Pingback: Linha 64 – Paço Municipal (Linha Especial – Terminal Santo Antônio)

  2. Pingback: Região Sul de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

  3. Pingback: Região industrial de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes.

  4. Pingback: Região Oeste de Sorocaba – Linhas de ônibus urbanas predominantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.