BRT Sorocaba – Saiba mais sobre os primeiros impactos na cidade.

BRT Sorocaba – Saiba mais sobre os primeiros impactos na cidade.

INTRODUÇÃO

Hoje, 30 de Agosto de 2020 temos o registro da operação oficial do sistema BRT Sorocaba. Afinal o que é este meio de transporte que impactou inicialmente uma das regiões mais populosas da cidade de Sorocaba? Quais mudanças serão sentidas ao passageiros de quem depende de transporte público no município? Como os deslocamentos dentro de Sorocaba serão modificados com a operação do BUS RAPID TRANSPORT (BRT)? Certamente nesta postagem será para responder sobre o BRT Sorocaba – Saiba mais sobre os primeiros impactos na cidade.

De fato esta postagem não tem intuito de explicar como funciona o BRT, ou seja, recorrer as explicações técnicas. De certo o objetivo desta publicação é como o passageiro pode deslocar dentro de uma cidade-sede de região metropolitana. Para quem acostuma a deslocar ao Terminal Santo Antônio, inclusive o maior da cidade, sentirá grandes mudanças. Para deslocar de bairros extremos da região do Parque Vitória Régia até o Campolim, com toda certeza sentirá uma grande diferença.

Na parte 1 vamos conhecer o Corredor Itavuvu, que ocasionalmente gerou transtornos para moradores da região devido a suas obras.

Já na parte 2 conhece as linhas que por vezes atendiam o Terminal Santo Antônio e hoje terminam em lugares estratégicos do Corredor Itavuvu.

Finalizando na Parte 3 menciona-se sobre os lugares a Linha 200 Norte Sul passa para que o passageiro programe seu deslocamento.

Parte 1 – BRT Sorocaba – Saiba mais sobre os primeiros impactos na cidade. Corredor Itavuvu.

Conforme o edital do projeto BRT e assim executado o Corredor Itavuvu, são 12 estações de embarque/desembarque. Trata-se de um corredor exclusivo de ônibus que vai da Unidade Pré Hospitalar da Zona Norte até a entrada do Parque Vitória Régia. Não só é uma importante via de ligação da cidade como também protagonista da implantação de um importante sistema de mobilidade.

Só para ilustrar na arte embaixo segue as 12 estações que compõem o CORREDOR ITAVUVU. Ainda por cima os embarques e desembarques são efetuados pelo lado esquerdo do ônibus. Antes de mais nada fornece informações extras em relação a espaço exclusivo a este modal de transporte:

1.1 – Menos linhas de ônibus circulando na Avenida Itavuvu:

Anteriormente 11 linhas utilizavam este importante corredor; atualmente cairá para apenas para 3 linhas. Lembrando que estas três linhas são de característica BAIRRO – CENTRO e vice-versa e duas estruturais: TERMINAL VITÓRIA – TERMINAL SANTO ANTÔNIO e a NORTE-SUL.

Corredor Itavuvu - BRT Sorocaba – Saiba mais sobre os primeiros impactos na cidade.
Esquema das estações com altura do número da avenida Itavuvu onde estão localizadas as Estações
1.2 – Pontos de interesse:

Uma vez que as estações do BRT passam em importantes centros comerciais espalhados na Avenida Itavuvu. Segue alguns destaques:

A – Estação Santa Cecília: Acesso ao Hipermercado COOP e agência da Caixa.

B – Estação de Integração Itavuvu: Antiga Área de Transferência Itavuvu e acesso ao Shopping Cidade

C – Estação Atílio Silvano: Acesso a Loja HAVAN e boa parte da rede bancária da região.

D – Estação Los Angeles: Acesso ao Tenda Atacato (Antiga Shopping Plaza) e o Hipermercado Tauste.

E – Estação Jardim Paraná: Acesso ao Assaí Atacado

F – Estação Centro Esportivo Dr° Pitico: Acesso a importante área de lazer assim como ao P.A. Zona Norte (de quem vem do Bairro).

G – Estação UPH Zona Norte: Embarque para sentido BAIRRO.

Parte 2BRT Sorocaba – Saiba mais sobre os primeiros impactos na cidade. Linhas de ônibus alteradas.

Como resultado da implantação do CORREDOR ITAVUVU muitas linhas sofreram alterações, muitas deixando de ir até o centro. Para o sistema de transporte de Sorocaba inegavelmente serão sentidos principalmente no Terminal Santo Antônio. Em seguida destaque para as principais mudanças de algumas linhas da zona norte da cidade de Sorocaba:

2.1 MUDANÇA DE REFERÊNCIA.

As linhas dos bairros do Vitória Régia e circunvizinhos (Habiteto, Santa Esmeralda, etc) tem o TERMINAL DO VITÓRIA RÉGIA como referência. Por causa de implantação do CORREDOR ITAVUVU as linhas do esquema abaixo deixaram de ir ao Terminal Santo Antônio. As mesmas linhas ganham uma nova função: Não só serão uma espécie de linhas alimentadoras como também linhas locais.

Linhas Terminal Vitoria Regia - BRT Sorocaba – Saiba mais sobre os primeiros impactos na cidade.
Como ficou a disposição de linhas do TERMINAL VITÓRIA RÉGIA e localização aproximada.

A Linha 303 Interbairros III deixará de realizar ponto final no antigo Shopping Plaza Itavuvu e terá o Terminal Vitória Régia como referência.

A linha 58 – Vitória Régia é a Linha 110 com poucas mudanças no seu itinerário na região central.

2.2 ESTAÇÕES DE INTEGRAÇÃO

Dentre as 12 estações do Corredor Itavuvu temos 2 para integração das linhas. Ao mesmo tempo receberá passageiros de bairros próximos a estas estações. Vamos para as pontuações sobre estas mudanças:

A – Estação de Integração Itavuvu:

Por fim recebe passageiros das antigas Linhas 42 – Laranjeiras e 46 – Paineiras. Estas linhas citadas. Atenção para as mudanças de identificação das linhas:

Linha 42 desmembrou para 130 São Camilo e 131 Casa Branca, que na verdade são os dois atendimentos da antiga linha.

Linha 46 é a Linha 120 mantendo praticamente a área de cobertura quando acessa a Avenida Ataliba Pontes.

Apesar de operar em horários de pico e alguns específicos as duas linhas atendem o trajeto tradicional até o Terminal Santo Antônio. Acresce que a Linha 307 Interbairros VII continua operar normalmente nesta estação.

B – Estação de Integração Maria Antônia Prado:

Recebe passageiros da região do Maria Eugênia, São Guilherme e adjacências. De acordo com a concessionária BRT as linhas 59 – Maria Eugênia e 76 – São Guilherme tem como esta estação como parada final.

Não só esta estação de integração recebe estas duas linhas mas também a Linha Linha 303 Interbairros III .

Parte 3BRT Sorocaba – Saiba mais sobre os primeiros impactos na cidade. Novas linhas com grande capacidade de passageiros.

Finalmente aborda-se sobre a maior mudança do sistema de transporte público da cidade de Sorocaba. Trata-se de duas novas linhas de ônibus com característica principal de transportar 160 passageiros, segundo a concessionária BRT. Ambas as linhas partem do TERMINAL VITÓRIA RÉGIA e algumas pontuações são feitas:

3.1 LINHA 140 – TERMINAL VITÓRIA RÉGIA – TERMINAL SANTO ANTÔNIO

Acima de tudo está linha liga exclusivamente a região Santo Antônio com o Terminal Vitória Régia. Sua maior função é de receber, assim como distribuir os passageiros com destino e origem da região do Vitória Régia e circunvizinhanças.

Para passageiros embarcados ou desejam desembarcar em umas das 12 estações ao longo do CORREDOR ITAVUVU podem utilizar esta linha.

3.2 LINHA 200 NORTE SUL – TERMINAL VITÓRIA RÉGIA – CAMPOLIM

Simultaneamente temos uma grande novidade do sistema de transporte: Uma linha interligando dois extremos da cidade de Sorocaba. Atenção que esta linha na ida não entra no Terminal Santo Antônio, entretanto passa no Terminal São Paulo no sentido BAIRRO.

Visto que esta linha visa desafogar a Linha 65 – Campolim, uma das que mais transportam passageiros na cidade. Passageiros oriundos e tem como destino a região norte da cidade tem pontos de interesse por onde passam a linha conforme descrito abaixo:

RUA PADRE LUIZ (CENTRO): Trajeto sentido CAMPOLIM

RUA SANTA CLARA (CENTRO); Trajeto sentido CAMPOLIM

RODOVIÁRIA DE SOROCABA E REGIÃO HOSPITALAR: Seja sentido Vitória Régia, seja sentido Campolim.

SESC SOROCABA: Ora sentido Campolim, ora sentido Vitória Régia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Mediante o exposto foram abordados as seguintes mudanças decorrentes a implantação do BRT de Sorocaba:

1 – Primeiro corredor exclusivo de ônibus da cidade de Sorocaba em uma importante avenida contendo 12 estações de embarque e desembarque. Certamente um novo marco para o transporte urbano do município.

2 – Mudanças nas linhas, desafogando o Terminal Santo Antônio e deixando as mesmas com circulação local, ou seja, em seus respectivos bairros de abrangência. Além do mais acesse aplicativo ou site da URBES para obter maiores informações sobre horários.

3 – Implantação de ônibus com grande capacidade de transporte de passageiros, não só atendendo região central, como a zona sul de Sorocaba. 

BRT Sorocaba – Saiba mais sobre os primeiros impactos na cidade. Novas linhas, mudanças de itinerários e corredores exclusivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.